Vamos falar sobre ansiedade?
- Priscila Queiros
- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024

A ansiedade é um transtorno que se desenvolve em um mundo moderno cheio de desafios e cobranças, levando as pessoas a estarem sempre em uma correria constante. A ansiedade e o medo são sentimentos naturais que fazem parte da vida e são essenciais para a sobrevivência, no entanto, quando se tornam excessivos e persistentes, podem se transformar em um problema que afeta diretamente o bem-estar físico, mental e social.
A ansiedade ocorre quando há uma antecipação de uma ameaça futura, levando as pessoas a superestimarem perigos e evitarem situações que as causam desconforto, como, por exemplo, medo de viajar de avião ou falar em público.
Será que o que eu sinto é ansiedade? Quais os sintomas?
Os sintomas da ansiedade podem se manifestar tanto no corpo quanto na mente, incluindo nervosismo constante, irritabilidade, medos irracionais, inquietação, sintomas físicos como dores musculares e alterações no sono, entre outros.
Pessoas com transtorno de ansiedade têm dificuldade em relaxar, estão sempre preocupadas com o futuro, sentem raiva sem motivo aparente e buscam solução para suas preocupações na comida, podendo desenvolver problemas de sobrepeso.
Além disso, tendem a ver perigo em todas as situações, a se sentirem melancólicas e a buscarem padrões muito altos de perfeição, levando ao sofrimento constante.

Como tratar?
O tratamento para a ansiedade pode ser feito através da psicoterapia, que auxilia na identificação de padrões de pensamentos disfuncionais e no desenvolvimento de habilidades para lidar com os sintomas.
Em alguns casos, o tratamento também pode incluir o uso de medicamentos para aliviar alguns sintomas.
Reconhecer a necessidade de tratamento é o primeiro passo para aqueles que sofrem com a ansiedade, permitindo uma vida mais saudável e equilibrada, sem a constante tensão provocada por esse transtorno.


Comentários