Terapia Online e Presencial, o que preciso saber?
- Priscila Queiros
- 7 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024

No mundo moderno, podemos resolver tudo na tela: fazer compras, pagar contas, mudar de cidade, pedir táxi e até comida. Mas e se precisarmos de um médico? A terapia online surgiu como uma alternativa.
Anos atrás era costume ligar e marcar consulta, esperar o horário livre, ir ao escritório e correr o risco de se atrasar ou cancelar, além disso, o perfil e currículo do profissional que atende não é informado.
A partir de novembro de 2018, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) publicou uma nova resolução que tornou a terapia online totalmente gratuita. Isso se baseia nos mesmos critérios do atendimento presencial.
Como funcionam as sessões de psicoterapia online?

As consultas virtuais de terapia têm diversas vantagens e devem se tornar cada vez mais comuns na rotina dos indivíduos. Esse formato pode trazer muitos benefícios para os pacientes, porém não necessariamente é superior ou inferior ao atendimento face a face.
Na consulta, o especialista e o indivíduo se conectam e se comunicam por meio da ferramenta de videoconferência. Apesar disso, eles conseguem dialogar de forma direta, como em um encontro face a face, e o especialista pode questionar e oferecer retorno ao indivíduo.
Assim, tanto o meio virtual quanto o físico apresentam prós e contras. Contudo, a escolha será baseada nas necessidades do paciente, em seu estado de saúde, em suas preferências e características individuais.
As particularidades da terapia online e a terapia presencial
O indivíduo que demonstra resistência em iniciar a terapia psicológica, seja por constrangimento ou discriminação, pode encontrar na terapia online uma alternativa mais acolhedora para explorar seus sentimentos.
Contudo, no que se refere às alternativas entre terapia virtual e terapia face a face, há indivíduos que ainda optam por realizar as sessões pessoalmente com o psicólogo. Isso acontece, principalmente, devido à importância do conforto do paciente e à necessidade de ele se sentir completamente à vontade para compartilhar seus sentimentos e pensamentos.

Uma das vantagens significativas da terapia online é sua flexibilidade quanto ao local e horário das sessões, permitindo que os pacientes escolham de acordo com sua conveniência. Por isso, muitos brasileiros que vivem no exterior ou indivíduos que viajam com frequência têm optado por esse modelo de atendimento e reconhecem seus benefícios.
A psicologia online tem suas restrições
A psicologia online nem sempre é o mais indicado. Existem casos que precisam de uma atenção maior. Como casos de urgência, acidentes ou desastres, e situações de emergência, como de violência ou abuso precisam ser tratados de forma presencial; e Casos em que atividades lúdicas são necessárias.
Comments